Avaliação das Especialidades - Parte 3

Manual Administrativo do Clube de Desbravadores
Divisão Sul-Americana – Ano 2013


No SUMÁRIO deste Manual encontram-se em PROGRAMA DO CLUBE, os índices:
  • 4.2. Especialidades ………................................………………........................……................................…. p. 115
  • 4.2.1. Planejamento do currículo ……………............................……........................…....…................  p. 116
  • 4.2.2. Metodologia de ensino …………………………....………………........................……...................….  p. 117
  • 4.2.3. Avaliação ………………………....………………………........................……........................................….  p. 118
Metodologia de ensino

O sucesso para a instrução de uma Especialidade depende, fundamentalmente, da adequação do tema à faixa etária, da qualificação do instrutor e de uma metodologia de ensino atrativa e interessante. Para que o Desbravador compreenda a importância da Especialidade, TODOS os requisitos devem ser ensinados com dedicação e o Desbravador não pode receber a insígnia se não cumprir cada um deles.

As Especialidades devem ser instruídas em grupos pequenos de Desbravadores, de acordo com a faixa das Unidades, para um melhor aproveitamento. Nenhuma Especialidade deve ser instruída para todo o Clube de uma só vez! Uma Especialidade a cada Unidade é o ideal a ser alcançado.

No caso das Especialidades de Arte e habilidades manuais ou Atividades profissionais, deve-se ainda mais cuidado com a quantidade de Desbravadores. A turma tem que ser suficientemente pequena para que o instrutor tenha condições de dar atenção a todos os Desbravadores, o que, as vezes, pode ser difícil para uma Unidade com oito Desbravadores.

Se o instrutor e um profissional da área, ele deve analisar e verificar qual será a profundidade ideal de abordagem do conteúdo para a faixa etária da turma. Se ele não e um profissional da área, deve fazer urna ampla pesquisa de forma a aprender o conteúdo a ser ministrado.

Em geral, os livros são os materiais mais confiáveis. Entretanto, nem todos têm acesso a grandes bibliotecas onde se pode encontrar a maior parte do conteúdo abordado pelas Especialidades. Revistas sobre o tema também são opções interessantes, mas incorrem no mesmo problema da dificuldade da acessibilidade à informação. As instituições de ensino superior, principalmente as públicas, geralmente possuem rico acervo bibliográfico aberto a consulta da comunidade.

As bibliotecas das escolas também podem conter materiais interessantes para a pesquisa. Os Desbravadores devem receber incentivo para conhecerem a biblioteca de sua escola e descobrir como ela pode ajuda-los a cumprir os requisitos das Especialidades.

O meio mais acessível e mais democrático de acesso a informação e a internet. A quantidade de informações disponíveis na internet é fantástica mas a qualidade da maioria e questionável. Sem critérios e habilidade para selecionar as informações, e até mesmo formação profissional especifica, e difícil definir quais sio boas e quais sio ruins. Portanto, quanto mais treinado for o "filtro" dos instrutores, melhores serão as pesquisas.

Aqui estão algumas orientações simples de como fazer urna boa pesquisa:
1. Utilize bem as ferramentas de busca. A boa utilização dos recursos de pesquisa dos buscadores e essencial para obter resultados mais precisos:
  • Use mais de urna palavra para fazer a busca;
  • Recorra ao sinal de menos para eliminar palavras que possam trazer sites com assuntos homónimos;
  • Escreva tudo entre aspas se quiser achar uma frase exata;
  • Empregue o * se não quiser especificar um termo no meio de urna frase, como em "universo tem * anos";
  • Use a "Pesquisa Avançada" para restringir a busca;
  • Formule frases em forma de resposta. Em vez de perguntar que e um buscador, escreva "um buscador é”.
2. Utilize mais que uma fonte. Dessa forma, a chance de cometer erros grotescos e menor.
  • Compare a informação das fontes. Quando há informações conflituantes, e necessário definir qual delas e mais confiável.
  • Verifique a terminologia. A terminologia de um site, de urna forma indireta, define sua confiabilidade. A terminologia ".com" refere-se a sites comerciais, ".org" a sites de organizações não governamentais, “gov” a sites do governo. Quando e terminologia é apenas “.br”, via de regra, refere-se a sites de universidades e instituições de pesquisa.
  • Responda a seguintes perguntas. A pessoa ou instituição estudam o tema? A pessoa ou Instituição tem acesso a informações confiáveis?
Sempre que possível, as instituições das Especialidades devem ser dadas, in loco, por exemplo, Especialidades da natureza devem ser, preferencialmente, ensinadas em lugares que os Desbravadores possam observar ao natural aquele objeto de estudo. Quando isso não for possível, deve-se providenciar vários materiais audiovisuais para tornar o ensino mais interessante e dinâmico. O que nunca pode acontecer é o instrutor simplesmente ditar o conteúdo para os desbravadores anotarem ou ainda fazer uma palestra maçante do conteúdo.

O ambiente para a instrução precisa fornecer condições adequadas para o aprendizado da Especialidade: Ser um local ventilado, com mesas e cadeiras para que o Desbravador possa fazer anotações e materiais adequadas e em número suficiente para aprender aquela habilidade específica (por exemplo: pinceis, tesouras, papeis, tinta, corda). Todo o material deve ser preparado com antecedência, para que no momento da instrução na falte nada.

Os garotos e garotas devem ter a oportunidade de realmente executarem os itens práticos das Especialidades e não simplesmente assistirem ao instrutor fazendo-os.

O Desbarbador deve sempre ter um registo escrito do conteúdo da Especialidade, seja anotações feitas por ele mesmo durante a instrução, pesquisa realizada em casa ou uma apostila fornecida pelo instrutor. As apostilas não podem ter respostas diretas aos requisitos, e sim conteúdo de forma ampla, para que o Desbravador encontre no texto respostas necessárias.

O que NUNCA pode ocorrer é o uso de Especialidades respondidas, principalmente as encontradas na internet, pois elas prejudicam o desenvolvimento intelectual tanto por fazer com que os Desbravadores não tenham praticamente nenhum trabalho de pesquisa quanto pela qualidade das respostas. Ao aderir a essa prática, estagna-se o conhecimento e todos acabam “aprendendo” aquele mesmo conhecimento medíocre.

Além das Especialidades ensinadas pelo Clube, um Desbravador pode também, de acordo com seus interesses e habilidades, cumprir Especialidades sozinho. Nestes casos, o Clube deve indicar alguém capacitado para avaliá-lo, que deve seguir os critérios de avaliação descritos neste manual.

Já no caso dos Diretores de Clube, eles devem ser avaliados pelo Regional, os regionais pelo seu departamental e os departamentais pelo seu superior ou por alguém por eles indicados.