Especialidade de Pomicultura II - Frutas Pequenas

Área – AA | Código – 009 | Nível – 2 | Ano – 1929 | Instituição de Origem – Associação Geral


NOTA: Esta especialidade envolve o cultivo de frutas produzidas por arbustos, trepadeiras ou vinhas. Frutas que crescem em árvores fazem parte da especialidade de Pomicultura.

1. Qual a diferença entre um viveiro e uma estufa?

2. Fazer um pequeno viveiro para a produção de mudas.

3. Citar, pelo menos, 5 características que devem ser consideradas ao se realizar a produção de mudas, bem como as principais necessidades a serem levadas em conta ao se escolher uma determinada variedade de planta frutífera.

4. Apresentar um relatório demonstrando os cuidados necessários para o plantio e cultivo de, pelo menos, 4 variedades de plantas de sua escolha, apontando as técnicas básicas de preparo do solo, espaçamento, período do ano mais favorável para o plantio e esquema de adubação.

5. Por meio de um relatório escrito (o relatório deve conter fotos das plantas adultas e dos frutos), apontar as condições de local, solo e época do ano mais adequados para se cultivar, pelo menos, 3 variedades de frutas pequenas das citadas abaixo ou que crescem em sua região:
  • Abacaxizeiros
  • Aceroleiras
  • Amoreiras
  • Cerejeiras
  • Figueiras
  • Framboeseiras
  • Gravioleiras
  • Maracujazeiros
  • Morangueiros
  • Pitangueiras
  • Romãzeiras
  • Umbuzeiros
  • Vinhas
  • Outra variedade frutífera da sua escolha
6. Escrever um relatório de 1 página referindo como cultivar as frutas selecionadas no requisito anterior. Neste relatório, incluir o seguinte:
  • Variedade de seleção
  • Preparo do solo
  • Técnicas de plantio
  • Fertilização
  • Poda
  • Irrigação
  • Controle de pragas
  • Colheita
7. Apresentar, por meio de fotos ou imagens, as variedades de frutas pequenas que nascem com facilidade ou existem na região em que você vive.

8. Demonstrar ao avaliador a maneira adequada de podar, pelo menos, 2 arbustos ou vinhas de pequenas frutas em alguma horta ou pomar.

9. O que é uma cultura perecível?

10. Por quanto tempo as frutas mencionadas no requisito 5 podem ser guardadas?

11. Apresentar um relatório identificando, através de fotografias ou imagens, as principais pragas, doenças e ervas daninhas comuns aos pomares em sua região. Especificar quais plantas elas geralmente atacam e referir a melhor maneira para prevenir e/ou eliminar sua ocorrência.

12. Apresentar, por meio de um relatório, o nome de, pelo menos, 3 tipos de fertilizantes, demonstrando a importância, necessidade e sugerir a melhor maneira de uso para cada um.

13. Fazer um teste do solo de um pomar e determinar quais frutos poderão crescer ali. Pedir recomendações de fertilizantes para as culturas escolhidas para serem plantadas e determinar o custo do fertilizante necessário para 6 fileiras de 10 metros.

14. Qual é o propósito do teste de solo?

15. O que é drenagem? Qual a sua importância? Como se faz a drenagem?

16. O que é resistência? O que isso significa? Citar, pelo menos, 3 plantas que são consideradas resistentes em sua região?

17. Responder as perguntas a seguir:
  • O que é polinização? Como esse processo acontece?
  • O que é um polinizador? Citar por meio de um relatório, apresentando fotos ou ao vivo, pelo menos um agente responsável pela polinização.
  • Citar, pelo menos, 3 plantas frutíferas que necessitam de um agente polinizador.
18. Demonstrar como fazer a colheita dos frutos para uso da família ou para comercialização. Apresentar aos examinadores uma amostra dos frutos colhidos e comparar as qualidades de sabor, textura e aparência de 2 variedades diferentes da mesma fruta.

19. Apresentar um relatório escrito de, no mínimo, 300 palavras ou oral de 5 minutos sobre a importância da fruticultura (produção de frutos exigidos nos requisitos dessa especialidade) e referir suas principais características.

20. Visitar uma propriedade rural onde se pratica a fruticultura e elaborar um relatório de, pelo menos, 300 palavras destacando as principais atividades ali desenvolvidas, bem como sobre a sua experiência vivida para o cumprimento dos requisitos desta especialidade.