Especialidade de Química

Área – CS | Código – 002 | Nível – 2 | Ano – 1937| Instituição de Origem – Associação Geral

1. Definir o seguinte:
  • Composto
  • Soluções
  • Transformação Química
  • Transformação Física
  • Átomos
  • Próton
  • Nêutron
  • Elétrons
  • Moléculas
  • Ácido
  • Sal
  • Destilação
  • Destilação fracionária
  • Filtragem
  • Combustão
  • Dissolução fracionada
  • Indicadores Ácido/Base
2. Descobrir:
  • O que é tabela periódica e qual a sua importância?
  • O que são elementos químicos?
  • Como os elementos estão agrupados na tabela?
  • O que é número atômico?
  • Como os elementos são representados na tabela?
3. Que gases eliminam a vida? Como? Explicar o princípio de um composto químico que extingue fogo.

4. Mencionar 2 fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?

5. Quais os estados físicos da matéria?

6. Escolher, explicar o fenômeno que está envolvido e fazer 5 das alternativas a seguir:
  • Tentar acender um cubo de açúcar, primeiro sem e depois com algumas cinzas aplicadas ao cubo, demonstrando a ação catalisadora.
  • Colocar um cubo de gelo num copo com água, colocar um barbante de 10 centímetros em cima do gelo no copo, então solucionar o problema de virar o cubo de gelo da água sem tocá-lo.
  • Usando água, aguarrás e sabão, transferir uma foto de jornal para uma folha de papel em branco.
  • Usando uma bacia de água, fósforos de madeira, um torrão de açúcar e um pouco de sabão, demonstrar a ação do açúcar e do sabão sobre fósforos que boiam na água.
  • Colocar um ovo fresco em água doce e depois salgar a mesma, anotando a diferença.
  • demonstrar as cores produzidas quando os elementos a seguir são queimados: Sal, cobre, sulfato e ácido.
  • Fazer uma tinta invisível
  • Usando 3 pedaços de velas de tamanho diferentes e um recipiente de vidro, explicar correntes de convenção e densidade dos gases.
  • Usando uma vela, um pedaço de papel e um anteparo de vidro, explicar a combustão incompleta através do composto formado. Quantos e quais fenômenos estão envolvidos quando uma vela está acesa?
  • Demonstrar a capacidade térmica da água usando alguns dos seguintes materiais: uma vela, um balão ou bexiga, água, álcool 20%, acetona, papel, tripé de arame, papel pregueado.
  • Usando raspas de magnésio, vela e indicador ácido/base, indicar o tipo de reação envolvida e demonstrar a acidez ou a basicidade do composto formado.
  • Usando 2 tubos de vidro, 2 espetos de madeira, bicarbonato de sódio, vinagre, iodeto de potássio e água oxigenada, demonstrar a combustão em presença e na ausência de oxigênio.
  • Utilizando alguns indicadores ácido/base, demonstrar a acidez ou basicidade de alguns produtos encontrado em nosso dia a dia. E também demonstrar uma reação reversível.
  • Em um acampamento, por um descuido, um desbravador derramou o açúcar que deveria ser utilizado para adoçar o suco da refeição na areia. Utilizando-se do que se tem no acampamento, proponha os passos de um método para separar os componentes da mistura em questão. Em seguida, informe se houve alguma transformação química ou física.
  • Quantos e quais fenômenos estão envolvidos quando uma vela está acesa?