Manual de Especialidades

“ Nos últimos anos a Divisão Sul-Americana tem-se empenhado no Manual de Especialidades. Inicialmente os trabalhos ficaram nas mãos da UCB – União Central Brasileira, que montou uma equipe para análise, correções e adaptações. Em novembro de 2011, trouxemos os trabalhos para a D.S.A. (Divisão Sul-Americana, sede administrativa da Igreja Adventista para o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguay, Uruguay), e criamos o Grupo de Estudos de Especialidades de Desbravadores, GEED, grupo responsável pela revisão do Manual de Especialidades, além de revisão e tradução/adaptação de português e espanhol. O trabalho era imenso e alguns líderes se voluntariaram nessa aventura, no entanto a equipe foi limitada! ”
Por: https://ap.adventistas.org/desbravadores/manual-de-especialidades/

Orientações do Manual de Especialidades 2012
Introdução

Esta edição do Manual de Especialidades do Clube de Desbravadores representa o continuo crescimento do Ministério d Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia e representa também a inovação da divisão Sul-Americana em criar e coordenar um grupo de estudos, que permanentemente será o responsável pelo estudo das especialidades.

Após um intenso trabalho, a divisão Sul-Americana apresenta um manual de especialidades mais atualizado e completo, a fim de que os desbravadores tenham ainda mais possibilidades de crescimento. O manual passa de 259 especialidades e 12 mestrados da última edição (2001) para 475 especialidades e 15 mestrados.

As especialidades estão agrupadas em 9 áreas, de acordo com a área do conhecimento em que estão inseridas, tendo, cada uma, cor de fundo característica:
  • ADRA
  • Artes e habilidades manuais
  • Atividades agrícolas e afins
  • Atividades missionárias e comunitárias
  • Atividades profissionais
  • Atividades recreativas
  • Ciência e saúde
  • Estudo da natureza
  • Habilidades domésticas
O conceito original das especialidades foi projetado por uma comissão da Associação Geral em 1927. Primeiramente foram chamadas de MÉRITOS VOCACIONAIS. O primeiro manual que listava exigências destas especialidades foi publicado em 1923, com 16 méritos vocacionais. Apesar de alguns requisitos ou nomes terem sido modificados, as especialidades originais permanecem ate hoje.

Em virtude das constantes mudanças no mundo moderno, é intuito da Divisão Sul-Americana acompanhar nesse crescimento e mudanças, aplicando os novos conceitos e conhecimentos adquiridos ao Clube de Desbravadores. O formato deste manual foi projetado para acompanhar esse ritmo. As especialidades estão agrupadas por ano de criação, destacando a sua origem.

NOTA: O estudo das especialidades tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento do individuo, proporcionando aos desbravadores e líderes uma forma atraente de aprender sobre o que os cercam, expandir seus horizontes e proporcionar novas aventuras. O propósito de todas elas é ajudar a pessoa a “crescer em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (lucas 2:52).

Todo o processo para a realização do programa das especialidades, incluindo o conhecimento da filosofia, o planejamento do currículo, a metodologia de ensino, as formas de avaliação e os critérios para a aquisição das insígnias é regido pelo Manual Administrativo do Clube de Desbravadores da Divisão Sul-Americana.
Ministério de Desbravadores e Aventureiros
Divisão Sul-Americana
Filosofia

Cada especialidade é designada a ser estudo de um conteúdo. Este conceito deve ter valor prático e destacar o estilo de vida da pessoa que possui esta especialidade.

O estudo da especialidade deve ajudar a pessoa em seu desenvolvimento como um cristão íntegro ao afetar diariamente os aspetos social, emocional, físico e espiritual da vida. O estudo de uma especialidade deve levar a pessoa a um amor mais profundo ao Criador, e incentivá-lo no compromisso com a salvação e serviço.

O estudo da especialidade ajuda no desenvolvimento espiritual do caracter da pessoa. Consequentemente, cada especialidade deve requerer alto nível de excelência nos requisitos a serem alcançados. Cumprir os requisitos deve ser interessante e divertido, proporcionando ao mesmo tempo um sentido de êxito à pessoa.

O estudo e uma especialidade deve proporcionar à pessoa uma maneira atrativa de aprender sobre seus arredores ou ampliar a exposição a novos horizontes ou aventuras. Tais tópicos de estudo podem incluir a aprendizagem sobre hobbies, um interesse especial ou ser apresentados a uma nova vocação. Cada especialidade deve estar designada a acomodar o grupo de estudo de uma reunião do clube, família ou estudo individual por parte de uma pessoa altamente motivada. O conteúdo completo da especialidade deve ser capaz de completar-se em menos de três meses.

Como as especialidades dos desbravadores fazem parte de um programa apoiado pela igreja, todas as facetas do estudo do curso devem estar em harmonia com os critérios básicos da igreja, evitando a agressão a natureza e ao próximo, ajudando-a assim a “crescer em sabedoria e estatura e em graça diante de Deus e dos homens”.

Orientações para participar no programa de Especialidades dos Desbravadores

Os jovens adventistas prestam um valioso serviço à comunidade. Eles estão ao redor do mundo, usando suas habilidades, vocações e profissões para levar o “ evangelho ao mundo nesta geração”. Muitos jovens adventistas que atualmente são profissionais bem-sucedidos pelo mundo todo, relembram ensinamentos aprendidos através das especialidades dos Desbravadores.

Deveríamos ser capazes de extrair da natureza lições que inspirarão e permitirão que outros sigam o exemplo de Jesus, o Maior Mestre da natureza que este mundo já conheceu. Os adolescentes deveriam saber estes conceitos da Verdade para pessoas que estão sendo guiadas ao Salvador. Cada jovem deve estar preparado para responder ao chamado do Mestre em muitos campos de trabalho.

O Ministério de Desbravadores e Aventureiros, através das especialidades, ajuda-os a alcançarem competências em muitas áreas. Algumas vezes o estudo das especialidades leva à adoção de uma vocação ou ao menos um hobby útil. O princípio da especialidade é aliar a teoria com a prática. Recreação e aventura são as chaves para alcançar qualquer especialidade.

Verificação para novas Especialidades de Desbravadores

Verificar se a especialidade, ou similar, já existe:
  • Http://gcyouthministries.org/Ministries/Pathfinders/Honors/tabid/85/Default.aspx e
  • Http://desbravadores.org.br/
Se encontrar alguma especialidade inexistente, por favor, cumpra as seguintes orientações:
  1. Os requisitos da especialidade devem manter os níveis e a filosofia da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  2. Os requisitos das especialidades devem incluir um equilíbrio de teoria e atividades “manuais”.
  3. Se possível, os requisitos devem ser desenvolvidos sobre dois níveis de estudo: Básico (idades 10 a 15) e Avançado (idades 16 ou mais). Possuir a especialidade básica deve ser o pré-requisito para se obter a especialidade avançada, em determinado tema.
  4. Os requisitos devem ser para grupos ou para indivíduo.
  5. Os requisitos devem ser cumpridos em menos de três meses. Esta é apenas uma regra geral, pois algumas especialidades (ex: Atividades Profissionais) necessitam de mais tempo.
  6. Os requisitos devem expor, de forma simples, exatamente o que deve ser realizado.
  7. Os requisitos devem cuidar do nosso meio ambiente. Por exemplo, para evitar a destruição da vida animal ou vegetal, deve solicitar fotos ou desenhos em vez de coleções.
  8. Os requisitos da atividade do tempo são escritos para evitar conflitos como os horários escolares ou de trabalho (ex: um acampamento de quatro dias pode ser realizado em dois fins de semana).
  9. Os requisitos devem ser realizados em um meio ambiente seguro e supervisionado para não afetar a segurança de seus participantes.
  10. Os requisitos devem estar de acordo com as leis ambientais do país.
  11. Os requisitos devem ser traduzidos corretamente no idioma do país.

Instruções para Completar a nova Especialidade
  1. Fornecer todos os dados biográficos do autor.
  2. Indicar o título proposto e a categoria para a nova especialidade.
  3. Estabelecer o objetivo para a especialidade proposta.
  4. Fazer um esboço do desenho da nova especialidade, indicando as cores. (note: os desenhos da imagem não devem incluir mais de três cores de fundo).
  5. Indicar o nível apropriado de dificuldade para a especialidade. Os níveis de dificuldade são os seguintes: Básico (10-15 anos) e Avançado (16 ou mais).
  6. Enumerar as fontes específicas para completar requisitos das especialidades. Tenha a certeza de enumerar: titulo, autor, editorial e direitos de autor para cada fonte.
  7. Enumerar os materiais necessários para completar a especialidade e uma estimativa de seu custo por pessoa. Também calcular o tempo necessário para completar a especialidade.
  8. Enviar este material para o Diretor do Ministério de Desbravador e Aventureiros da Divisão Sul-Americana.
Sumário
AD – ADRA
HM – Artes e habilidades manuais
AA – Atividades agrícolas e afins
AM – Atividades missionárias e comunitárias
AP – Atividades profissionais
AR – Atividades recreativas
CS – Ciência e saúde
EN – Estudo da natureza
HD – Habilidades domestica
ME - Mestrados

Encontrado no Novo Manual de Especialidades  - Divisão Sul-Americana, páginas iniciais.