Especialidade de Microscopia

Área – CS | Código – 014 | Nível – 3 | Ano – 1994 | Instituição de Origem – Associação Geral

1. Fazer uma redação de, no mínimo, 500 palavras sobre a história dos microscópios.

2. Conhecer os microscópios abaixo, identificando-os pessoalmente ou através de figuras e fotos. Informar as principais características de cada um.
  • Microscópio óptico
  • Microscópio eletrônico de varredura
  • Microscópio eletrônico de transmissão
  • Microscópio de força atômica
3. Ser capaz de identificar as seguintes partes de um microscópio e explicar e demonstrar a função de cada uma: ocular, objetiva, revólver, platina, condensador, base, foco (parafuso micrométrico e parafuso macrométrico) e braço.

4. Saber como calcular a ampliação em um microscópio ótico composto. Calcular a ampliação do microscópio que você está usando para esta especialidade.

5. Definir os seguintes termos microscópicos:
  • Lâmina
  • Lamela
  • Exame direto a fresco (ou exame direto ou exame fresco)
  • Fixador
  • Corantes
  • Óleo de imersão
6. Coletar amostras de água (de lagoas, riachos, rios, lagos, poças), prepará-las corretamente e procurar micro-organismos usando um microscópio com, pelo menos, 100x de ampliação. Desenhe 5 desses organismos com o máximo de precisão possível. No desenho, rotular as estruturas identificadas (incluindo a ampliação usada).

7. Citar, pelo menos, um exemplo de como a microscopia é importante para:
  • Alimentação humana
  • Saúde humana
  • Medicamentos
  • Outros organismos
8. Citar, pelo menos, três hábitos de saúde que foram estabelecidos como resultado direto dos prejuízos dos organismos microcelulares que foram evidenciados após a descoberta dos microscópios. Coloque esses hábitos em prática.