Habilidade JA - Astronomia avançado

1. Como explicar o aparente movimento diário das estrelas?

2. O que são os seguintes corpos celestes; um planeta, um satélite, um cometa, um meteoro, uma nebulosa, uma constelação, uma estrela fixa, uma mancha solar?

Ser capaz de mostrar onde encontrar um exemplo de cada um.

3. O que se entende pelas palavras: esfera celeste, polo celeste, equador celeste, horizonte, ascensão reta, declinação, trânsito, conjunção e eclíptica.

4. Explicar as principais diferenças entre um telescópio refrator e um refletor.

Descrever como armar um equipamento telescópico equatorial.

5. Em que cores se decompõe a luz solar ao passar através de um prisma? De que modo se usam as cores das estrelas para indicar a temperatura?

6. Que ligação há entre a eclíptica e os equinócios vernais e outonais? Que datas se associam geralmente aos equinócios?

7. Aprender, num almanaque, as doze constelações designadas pelos signos do zodíaco. Formar um grupo no céu, no qual a Lua e os planetas sempre se encontram.

8. Mencionar as constelações que se podem ver por toda a noite ou em noite clara em seu hemisfério.

9. Citar cinco constelações visíveis entre o pôr do sol e à meia-noite em seu hemisfério, durante os meses do verão. Também as visíveis durante os meses do inverno.

10. Em que tempo do ano a constelação de Órion é vista? Citar e localizar as três estrelas mais brilhantes dessa constelação.

11. Como se usam as letras do alfabeto grego para designar estrelas numa constelação? Dar cinco ilustrações do emprego das letras do alfabeto grego na designação de estrelas de uma constelação.

12. Aprender a localizar, à medida em que aparecerem durante o ano as quinze estrelas de primeira grandeza.

13. Utilizando-se de uma laranja, uma noz e uma bola de gude, ou objetos do mesmo tamanho, demonstrar a posição e os movimentos da Terra, do Sol e da Lua quando ocorre eclipse do Sol; e quando se dá eclipse da Lua. Demonstrar como um planeta pode estar em conjunção com o Sol, a Lua ou alguma estrela.

Demonstrar as posições bem como as condições das mares alta e baixa.

14. Citar os planetas na ordem de sua proximidade do sol. Descrever seus característicos individuais. O que não se pode ver sem auxílio do telescópio?

Quais os dois planetas que se veem somente perto das rotas do nascer e do pôr do sol? (Se, portanto, observar um planeta à meia noite no céu, você sabe que pode ser somente Marte, Saturno ou Júpiter).

15. Onde e de que maneira a Bíblia se refere a Órion, às Plêiades e a Arcturus?

16. Citar com exatidão a declaração feita em Primeiros Escritos, pág. 21, concernente do Órion.