Habilidade JA - Computação avançado

1. Possuir a Especialidade de Computação Básica

2. Qual a definição dos seguintes termos:
• Estabilizador
• Chave seletora
• Bando de Dados
• Processador de Texto
• Windows
• DOS
• Modem externo
• Modem interno
• Periférico
• Unidade de disquete padrão
• Memória
• Bit
• Byte
• Gigabites
• Palavras
• Fonte

3. Qual a função das seguintes pessoas associadas com computador:
• Operador
• Digitador
• Programador
• Analista de Sistema
• Consultor

4. Mostrar ou descrever como proteger um sistema de computação da poeira, sujeira, eletricidade estática, ou outros fatores potencialmente perigosos que podem interromper ou danificar um sistema.

5. Como determinar se um computador está lendo ou escrevendo numa disquete? Que precauções devem ser tomadas quando um computador está realizando esta função?

6. Qual a diferença entre comunicação paralela ou serial?

7. O que quer dizer um computador ser compatível.

8. Que responsabilidade legal aplica-se ao software com as seguintes designações: domínio público, copyright e shareware?

9. Com sucesso, utilizando o sistema operacional de um computador pessoal, realizar o seguinte:
• Limpar a tela do computador sem desligar.
• Mostrar o conteúdo da disquete na tela do computador.
• Preparar um disquete para usar num programa dando-lhe o nome de Jovens.
• Fazer o mesmo do item acima, mas desta vez colocar os arquivos do sistema no disco automaticamente enquanto preparar a disquete (formatar).
• Demonstrar como checar os setores maus numa disquete ou disco rígido.
• Renomear um arquivo da disquete.
• Copiar todo o conteúdo de uma disquete para outro numa perfeita “imagem de espelho”.
• Demonstrar que você completou com sucesso o item anterior fazendo uma comparação no computador dos dois disquetes e mostrando não haver qualquer diferença entre eles.
• Mostrar como copiar um arquivo numa disquete.
• Mostrar como deletar um arquivo da disquete.

10. Pesquisar, pelo menos, quatro linguagem diferentes (tais como BASIC, FORTRAN, COBOL, PASCAL) para descobrir por que foram desenvolvidas e para que tipo de aplicativo são usadas. Escrever um relatório de 200 palavras sobre suas descobertas ou apresentar um relatório falado de 3 minutos.

11. Demonstrar habilidade no uso e operação de três dos seguintes itens:
a. Um programa de processador de textos, fazendo o seguinte: Escrever e imprimir uma carta para 5 pessoas diferentes, utilizando o mesmo texto, mas personalizado as cartas com o nome do destinatário aparecendo pelo menos três vezes, e usando as funções do programa de processador de texto:
     1. Justificar à direita
     2. Centralizar título
     3. Mover parágrafo
     4. Salvar

b. Com um banco de dados fazer uma lista de, pelo menos, 15 pessoas, seus endereços, número de telefone, data de nascimento e idade.

Realizar uma função de classificação que vai listar as pessoas em ordem alfabética pelo último nome, por CEP, por idade e por data de nascimento. Fazer a impressão de cada lista.

c. Um programa de contabilidade, realizando o seguinte:
      1. Realizar entrada de fatura e impressão de duplicatas das contas a receber.
      2. Realizar impressão de faturas e cheques das contas a pagar.
     3. Realizar entrada de diário e relatórios financeiros do livro razão geral.

d. Com um programa de editoração eletrônica, preparar três páginas com texto em duas colunas com pelo menos quatro gráficos diferentes gerados no computador (gráficos ou artes), com 2 tipos de fontes e um cabeçalho.

e. Com um programa de planilha de cálculo mostrar como acrescentar colunas, mover colunas, situar um cálculo no campo, salvar, recarregar e imprimir. Realizar também a função de somar coluna A e B, dividir o total por coluna C, e colocar a resposta na coluna D.
f. Um programa educacional, ensinando algum estudante de 1ª a 4ª série a fazer corretamente uma operação isolada de um programa designado para seu nível de idade.

12. Visitar o departamento de informática de alguma empresa ou receber na classe ou clube a visita de alguém do departamento de informática de uma empresa.

Obter, no mínimo, as seguintes informações:
a. Que tipos de computadores a empresa utiliza?
b. Para que aplicativos são utilizados os computadores na empresa?
c. Se os computadores têm comunicação uns com os outros, e como?
d. Como o departamento mantém, troca e atualiza seu hardware e software. Qual a percentagem ou quantia é destinada no orçamento da empresa para compra e manutenção de computadores?
e. Que tipo de procedimentos de cópias de segurança e outras medidas de precaução são adotadas?
f. Que tipo de educação é necessária para quem deseja seguir a carreira de informática?