Habilidade JA - Jornalismo

Nota preliminar: Sólidos conhecimentos de gramática portuguesa constituem requisito fundamental para esta Habilidade.

1. Apresentar um boletim de notas ou declaração assinada pelo instrutor demonstrando que o candidato concluiu o Ensino Fundamental ou Médio com bom aproveitamento.

2. Escrever alguns parágrafos descrevendo os elementos de boa redação, o emprego e a importância das “manchetes”.

3. Preparar o esboço uma publicação para ser impresso, representando uma edição de oito páginas, quer de jornal, revista ou circular.

4. Escrever alguns parágrafos em que seja apresentado o significado dos seguintes termos: linotipo, composição a mão, prova de galé, eletrótipo, fôrma, matriz, estereótipo, caixa de tipos.

5. Explicar os passos necessários para o registro de direitos autorais, e os direitos conferidos ao “copyright”, por quanto tempo.

6. Escrever um artigo sobre cada um dos seguintes temas, dois dos quais devem ser publicados em nossas publicações denominacionais ou jornais de colégio:
a. Como chegou até você e seus pais a terceira mensagem Angélica.
b. Providências de Deus e experiências em campos missionários de que você tem conhecimento, ou providências de sua própria experiência pessoal.
c. Porque os jovens adventistas do sétimo dia não frequentam cinema, não jogam baralho, nem dançam; ou porque você não ingere bebidas alcoólicas nem fuma. O artigo deve ligar-se principalmente com a experiência do candidato.
d. Aspetos do evangelismo denominacional, como trabalho pessoal de ganhar almas, conferências evangelísticas, recolta, arte de dar estudos bíblicos, colportagem, atividades jovens adventistas, e obra das classes

JA e especialidades. O artigo deve ligar-se principalmente com a experiência do candidato.

7. Escrever um artigo sobre qualquer desses dois temas, e tê-lo publicado em um jornal da igreja ou secular.
a. Natureza – apresentando experiência própria em aprender coisas valiosas do grande compêndio aberto de Deus.
b. Inspiração – um fato ou narrativas que ensinam lições valiosas que sejam de auxílio prático ao leitor no viver diário e tragam diante dele altas normas sociais, mentais, morais e físicas. A história pode servir tanto para leitores menores como para adultos. 
c. Reportagem.
d. Poesia – um poema de não menos de quinze versos e não mais de quarenta – quer de poesia regular ou versos livres.