Habilidade JA - Natação I

1. Prender a respiração. Com a cabeça totalmente submersa, a respiração deve ser retirada no mínimo por dez segundos.

2. Respiração Rítmica. Inalar pela boca, alternadamente, acima da superfície da água, e exalar o ar pela boca e nariz com a cabeça totalmente imersa em dez tempos contados ritmicamente e continuamente.

3. Boiar de Bruços. Com água pela cintura, virar o rosto para baixo sobre a água e voltar à posição de pé sem auxílio nem amparo.

4. Deslizar de Bruços. O aprendiz avança o rosto para baixo na água, toma posição de bruços, desliza uma distância de pelo menos dois corpos de extensão e recupera a posição de pé.

5. Boiar de Costas. Assumir posição de flutuar de costas, em água que dê pela cintura. Manter a posição com o rosto acima da água pelo menos dez segundos, retornando a seguir à posição de pé sem ajuda de ninguém.

6. Deslizar de Costas. Partindo da posição em que estava na água pela altura da cintura, com os braços ao lado, inclinar-se para trás, dar a largada, deslizar uma distância de pelo menos um corpo, e voltar à posição de pé de modo rápido e fácil.

7. Mover as Pernas em Deslizar de Frente. Em água pela cintura, demonstrar habilidade de largar em posição de deslizar de bruços, levantar a perna do principiante e largá-la de modo suave e sem pressa, e mover as pernas em seguida nadando três corpos antes de voltar à posição de pé.

8. Mover as Pernas em Deslizar de Costas. Em água pela cintura, demonstrar habilidade de tomar posição de deslizamento de costas, Dar a largada de costas numa distância de três corpos, e recobrar a posição de pé com a facilidade.

9. Braçada (braçada humana ou chapinha de cão). Em água pela cintura, tomar posição de bruços com a face imersa e as pernas arrastando-se ou movendo-se calmamente, dar braçadas em séries, demonstrar habilidades de avançar e recuar os braços e dessa forma progredir.

10. Braçadas de Costas. Em água pela cintura iniciar o deslizando de costas; a seguir impulsionar-se com as mãos usando o processo “de nadadeira”.

11. Braçadas Combinadas de Frente. Com água à altura da pessoa, demonstrar habilidade de nadar com braçadas combinadas continuamente a uma distância de vinte metros longe da praia.

12. Braçadas combinadas de Costas. Em água que dê pé, nadar a distância mínima de dez metros de modo confortável e fácil, usando sistema “de nadadeira” e movimento de pernas adequado.

13. Virar Dentro da Água. Começar a nadar de frente em água à altura do peito, paralelo à extremidade rasa da piscina. A partir da posição de nadar de frente, virar de costas e permanecer assim boiando sem movimentação ou repousando em posição de flutuar; a seguir retornar à posição de nadar e prosseguir nadando.

14. Voltar ao Nível. Caminhar na água à altura de pescoço, a seguir voltar e ficar em direção à praia, com o mínimo de afastamento do fundo nadar na água à altura da cintura e depois ficar em pé.

15. Batidas mais Amplas das Pernas em Água pela Cintura. Está experiência deve finalizar com deslizamento, movimentação de pernas, e braçadas compridas de frente.

16. Saltar Dentro de Água bem Funda, vir à tona e nadar.

17. Mergulho de Cabeça Simples e de Frente. Esta experiência deve ser feita saltando-se de um convés firme, ou baixa elevação em água à altura do pescoço. Terminar voltando à tona e nadando um pouco na superfície.

18. Pular dentro da água, estender-se e nadar uns quinze metros. Sem parar ou sem contato, fazer uma volta e nadar de costas ao ponto de partida.

19. Fazer um mergulho simples de frente, estender-se e nadar quinze metros, voltar e começar a nadar de costas. A meio caminho, descansar de costas sem movimentação, por um quarto de minuto. Virar de novo para frente e nadar até o ponto de partida.

20. Controle de Respiração. Em pé com a água na altura do peito, demonstrar respiração rítmica numa média de vinte e quatro a vinte e seis vezes em dois minutos.

21. Boiar no Local. Permanecer boiando em uma área limitada, (num círculo de 2,5 m) usando movimentos modificados durante um minuto.

22. Trocando Posições. Mudar a posição de bruços para uma posição vertical e então para posição de costas. Trocar a posição de costas para a vertical e depois para a posição de bruços.

23. Nadar de Costas. Nadar vinte e cinco metros continuamente empregando a braçada elementar de costas.

24. Braçadas Combinadas de Frente. Nadar vinte e cinco metros com braçadas coordenadas de frente.

25. Mergulho e Natação Debaixo da Água. Mergulhar da margem e nadar seis metros abaixo da superfície.

26. Uso de Coletes Salva-Vidas. Pular na água da margem, usando o colete.
Demonstrar habilidade em nadar confortavelmente nas posições de bruços, de costas e vertical. Cada posição deve ser mantida durante pelo menos um minuto.

NOTA – pode ser usado qualquer colete salva-vidas, bóia ou almofada de assento aprovados pela Marinha.

27. Teste Combinado. Mergulhar em águas profundas e nadar, no mínimo, a distância correspondente a três alturas da pessoa, sob a superfície; após, permanecer boiando numa área de dezoito metros utilizando tanto o nado de costas como o de frente.