Instrutor de especialidades: cuidados necessários

Cuidados que o instrutor deve ter na elaboração dos testes teóricos das especialidades:

Perguntas do enunciado de teste, perguntas orais, ou, seja lá, qualquer forma de avaliação que o instrutor de especialidades adotar, ele deve fazer o seguinte:
  1. Elaborar perguntas que explicou aos desbravadores nas aulas de explicação;
  2. Utilizar palavras simples para formular as perguntas;
  3. Nunca permitir que o desbravador erre por causa da má formulação das perguntas;
  4. Todas as perguntas têm que ter objetivo, não deve nunca elaborar perguntas para enganar, prejudicar, … o desbravador.
  5. Nunca elaborar perguntas que são para o desbravador dar sua opinião, seu ponto de vista, porque assim não terá como não aceitar a resposta já que pediu a sua opinião, dificultando assim a avaliação.
  6. Elabore o enunciado com um tempo de resolução nunca longa para evitar desconcentração do desbravador;
  7. Deixe sempre espaço para respostas no enunciado;
  8. Verifique durante a realização do teste de que o desbravador não esqueceu de responder alguma pergunta e indique-lhe que o resolva;
  9. Entregue o enunciado para outros líderes do clube verem se não há gralhas eu alguma correção necessária a fazer antes do momento da aplicação;
  10. Para as perguntas deve optar pelos seguintes critérios de equilíbrio: 25% de questões fáceis; 50% de questões médias e 25% de questões difíceis
  11. As questões difíceis são aquelas que exijam raciocínio; as médias que possuem alguma percentagem de lógica e memorização e as simples as que estão ao alcance do desbravador sem muitos esforço.
Tendo em conta que não existe um valor ou uma percentagem para a aprovação/reprovação, o instrutor deve ser equilibrado! A exigência de 100% de respostas corretas bem como a de 50% são extremos que podem não facilitar a aprovação/reprovação.

Entre as vantagens de uma prova equilibrada e que mesmo os que aprenderam menos conseguem uma nota diferente do desagradável zero; a maioria conseguira a nota intermediária (a media); só os destaques da Classe atingem a nota máxima, valorizando o esforço deles.

Encontram estas informações nas páginas do Manual Administrativo do Clube de Desbravadores: 115 a 118.