Especialidade de Climatologia

Área – EN | Código – 016 | Nível – 2 | Ano – 1944 | Instituição de Origem – Associação Geral


1. Explicar como os seguintes fenômenos se formam: neblina, chuva, orvalho, neve, granizo e geada.

2. Identificar no céu, ou em fotografias, os seguintes tipos de nuvens: cirros, cúmulos, nimbos e estratos. Que tipo de tempo está associado a cada uma delas?

3. Explicar a ação de um termômetro de mercúrio, barômetro de mercúrio, barômetro aneróide e pluviômetro.

4. Por que é possível haver chuva de um lado de uma montanha, e estar seco o outro lado? Dar uma ilustração em seu país ou região.
  • Por que é mais fresco e húmido nas montanhas, do que nos vales?
  • De que direção geralmente vem a chuva e o tempo bom em sua região?
5. Demonstrar, com ajuda de um diagrama, como a relação entre a Terra e o Sol produz as diferentes estações.

6. O que causa os raios e trovões? Quais os tipos diferentes de raios existentes?

7. Com auxílio de um diagrama, demonstrar o que é convecção e qual sua relação com o vento?

8. Explicar como radares, satélites e computadores são usados na previsão do tempo.

9. Explicar como os itens a seguir podem afetar o tempo:
  • Correntes de jato
  • Erupções vulcânicas
10. Fazer um desenho mostrando o ciclo de água na meteorologia.

11. Fazer um cata-vento simples ou pluviômetro.

12. Manter um quadro meteorológico durante uma semana e registrar a leitura do tempo em intervalos de 12 horas. Incluir o seguinte:
  • Temperatura
  • Umidade (orvalho, neblina, chuva, geada ou neve)
  • Formação de nuvens
  • Direção do vento
13. Completar a leitura das seguintes passagens: Gênesis 1, Jonas 1 e 2, e Mateus 8:23-27. Após a leitura, participar de um debate sobre o porquê da criação do clima, qual a relação entre o clima e a vontade de Deus e como o clima pode ser usado por Deus como ferramenta de Salvação.'