Especialidade de Flores

Área – EN | Código – 005 | Nível – 2 | Ano – 1928 | Instituição de Origem – Associação Geral


1. Qual o grande grupo de plantas que possui flores?

2. Qual a função de uma flor em uma planta?

3. Fotografar, desenhar ou colecionar imagens de 25 tipos de flores e identificá-las com seu nome popular e, se possível, científico.

4. Saber as funções das seguintes partes de uma flor:
  • Pétala
  • Sépala
  • Androceu
  • Gineceu
5. Desenhar e classificar corretamente, tendo por base uma flor natural, as seguintes partes: pedúnculo, recetáculo, sépalas, pétalas, cálice, corola, androceu, gineceu, estame (filete e antera), carpelo (ovário, estigma, estilete).

6. Descrever o ciclo de vida de uma flor em particular, incluindo o papel dos insetos ou vento na polinização.

7. Explique o que é polinização.

8. Fazer 2 dos itens a seguir:
  • Desenhar, colecionar imagens ou fotografar uma série de, pelo menos, 6 flores, mostrando, na ordem, as cores do arco-íris ? vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, violeta.
  • Apresentar flores frescas, secas ou prensadas que tenham: cinco pétalas, quatro pétalas, três pétalas, nenhuma pétala.
  • De olhos vendados, distinguir e dar o nome de 2 entre 5 flores silvestres ou cultivadas, usando apenas o sentido do olfato.
  • Fazer uma lista de flores que você observou e foram visitadas por diferentes animais.
  • Observar uma flor durante, pelo menos, 10 minutos, à luz do sol e, pelo menos, 10 minutos após o anoitecer e relatar os insetos que a visitaram. Mencionar o número de visitantes e o nome da flor.
9. Cite 1 exemplo de flores que são polinizadas por:
  • Insetos
  • Vento
  • Aves