Especialidade de Insetos - avançado

Área – EN | Código – 030 | Nível – 2 | Ano – 1949 | Instituição de Origem – Associação Geral


1. Ter a especialidade de Insetos.

2. Fazer um dos seguintes (mariposas e borboletas não serão aceitas esta especialidade):
  • Acrescentar 50 insetos à sua coleção. A coleção completa deverá conter insetos de, pelo menos, 10 ordens diferentes. Sob cada espécime colocar uma etiqueta contendo local de coleta, data de coleta e nome do coletor. Em outra etiqueta, que deve ser colocada abaixo da primeira, identificar a ordem e a família de cada espécime coletado. (Ao cumprir este requisito, esteja certo de não estar infringindo nenhuma lei de seu país).
  • Acrescentar 50 desenhos ou pinturas coloridas de espécies de insetos ao seu álbum da especialidade de insetos. O álbum completo deverá conter espécies de, pelo menos, 10 ordens diferentes. Os desenhos ou pinturas precisam ser do tamanho natural ou maior, para mostrar os detalhes de pequenos insetos, e em coloração natural. Identificar a ordem e a família dos espécimes retratados.
  • Acrescentar 50 fotografias de espécies de insetos ao seu álbum da especialidade de Insetos. O álbum completo deverá conter espécies de, pelo menos, 10 ordens diferentes. Cada imagem deve estar em foco e devidamente identificada, contendo local e data onde a foto foi tirada e ordem e família do espécime fotografado.
3. Como as estruturas especiais e hábitos dos insetos os preparam tão notavelmente para a vida?

4. Diferenciar insetos ametábolos, hemimetábolos e holometábolos e citar 2 exemplos de cada. Ilustrar o ciclo de vida de 4 insetos de ordens diferentes, sendo 2 hemimetábolos e 2 holometábolos.

5. O que são insetos eusociais? Como eles diferem dos insetos insociais e dos subsociais? Citar 2 exemplos de insetos eusociais.

6. Dar o nome de, pelo menos, 4 insetos que transmitem doenças ao homem e dar o nome de, pelo menos, uma doença transmitida por cada um desses insetos.

7. Construir uma rede entomológica. A rede pode ser uma rede aérea, de arrasto ou aquática.

8. Construir uma armadilha para insetos noturnos utilizá-la e fazer um relatório sobre os insetos que foram capturados.

9. Fazer um dos seguintes:
a)  Mencionar, pelo menos, um inseto correspondente a cada um dos seguintes:
  • Aquáticos
  • Minadores
  • Broqueadores
  • Galhadores
  • Sugadores de seiva
  • Comedores de papel
  • Parasita de mamíferos ou aves
b) Descrever as castas de cupins e abelhas

c) Comparar os graus de inteligência exibidos por um gafanhoto ou besouro, com a formiga, abelha ou vespa.

10. Citar 3 exemplos de insetos que podem ser considerados tanto benéficos quanto prejudiciais.