Especialidade de Moluscos - avançado
1 minutos de leitura
Área – EN | Código – 032 | Nível – 3 | Ano – 1949 | Instituição de Origem – Associação Geral
1. Ter a especialidade Moluscos
2. Conhecer 5 classes de moluscos e saber distinguir as principais características de cada uma. Conhecer, pelo menos, 2 representantes de cada classe.
3. Distinguir entre moluscos univalves de bivalves, considerando o seguinte:
- Concha
- Corpo do molusco
- Reprodução
- Movimentos
- Busca por alimentação
- Autopreservação
4. Identificar, a partir das conchas ou de desenhos, e conhecer os seguintes termos conquiliológicos:
- Válvula
- Vértice
- Abertura
- Bisso
- Pé
- Manto
- Opérculo
- Madrepérola
- Lábios
- Epiderme
- Costela
- Dentes
- Linhas concêntricas
- Canal
- Espinhas
- Espiras
5. Quanto tempo vivem os moluscos ?
6. Apresentar alguns fatos sobre a vida de um Strombus pugilis (Concha-de-briga) e explicar porque esta concha tem esse nome.
7. Identificar e explicar as atividades do Teredo.
8. Dar o nome de 2 moluscos que não têm concha.
9. Encontrar respostas para as intrigantes perguntas a seguir:
- Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas ?
- Como se controla a cor de uma concha ?
- Que molusco tem 4 guelras ?
- A partir de que animal marinho fazia-se a tinta na Índia ?
- Que molusco deixa um rastro brilhante ?
- Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas ?
- Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos ?
- A tinta púrpura dos tempos antigos era retirada da excreção de que molusco ?
10. Citar 6 usos comerciais das conchas.
11. Fazer uma coleção de 40 conchas diferentes. Identificá-las com a data de coleta, local, habitat do molusco que a possuía e o nome da classe pertencente. Caso tenha ganhado ou sido presenteado, indicar o nome da pessoas que o presenteou, data, classe a que pertence e, se possível, qual era o habitat do molusco que possuía esta concha.