Especialidade de Moluscos - avançado

Área – EN | Código – 032 | Nível – 3 | Ano – 1949 | Instituição de Origem – Associação Geral


1. Ter a especialidade Moluscos

2. Conhecer 5 classes de moluscos e saber distinguir as principais características de cada uma. Conhecer, pelo menos, 2 representantes de cada classe.

3. Distinguir entre moluscos univalves de bivalves, considerando o seguinte:
  • Concha
  • Corpo do molusco
  • Reprodução
  • Movimentos
  • Busca por alimentação
  • Autopreservação
4. Identificar, a partir das conchas ou de desenhos, e conhecer os seguintes termos conquiliológicos:
  • Válvula
  • Vértice
  • Abertura
  • Bisso
  • Manto
  • Opérculo
  • Madrepérola
  • Lábios
  • Epiderme
  • Costela
  • Dentes
  • Linhas concêntricas
  • Canal
  • Espinhas
  • Espiras
5. Quanto tempo vivem os moluscos ?

6. Apresentar alguns fatos sobre a vida de um Strombus pugilis (Concha-de-briga) e explicar porque esta concha tem esse nome.

7. Identificar e explicar as atividades do Teredo.

8. Dar o nome de 2 moluscos que não têm concha.

9. Encontrar respostas para as intrigantes perguntas a seguir:
  • Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas ?
  • Como se controla a cor de uma concha ?
  • Que molusco tem 4 guelras ?
  • A partir de que animal marinho fazia-se a tinta na Índia ?
  • Que molusco deixa um rastro brilhante ?
  • Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas ?
  • Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos ?
  • A tinta púrpura dos tempos antigos era retirada da excreção de que molusco ?
10. Citar 6 usos comerciais das conchas.

11. Fazer uma coleção de 40 conchas diferentes. Identificá-las com a data de coleta, local, habitat do molusco que a possuía e o nome da classe pertencente. Caso tenha ganhado ou sido presenteado, indicar o nome da pessoas que o presenteou, data, classe a que pertence e, se possível, qual era o habitat do molusco que possuía esta concha.