Realização e Avaliação das Especialidades
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Manual Administrativo do Clube de Desbravadores
Divisão Sul-Americana – Ano 2013
No SUMÁRIO deste Manual encontram-se em PROGRAMA DO CLUBE, os índices:
- 4.2. Especialidades ……………………………..........…………….....................................................… p. 115
- 4.2.1. Planejamento do currículo ……………………......................…....................................… p. 116
- 4.2.2. Metodologia de ensino ………………………........………...............................................…. p. 117
- 4.2.3. Avaliação …………………………………..........…………......................................................…. p. 118
O estudo das especialidades tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento do indivíduo, proporcionando aos Desbravadores e Líderes uma forma atraente de aprender sobre o que os cercam, expandir seus horizontes e proporcionar novas aventuras. O propósito de todas elas é ajudar a pessoa a “crescer em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (lucas 2:52).
O objetivo das Especialidades é oferecer ao Desbravador uma sondagem de suas aptidões naturais e de dons espirituais.
- Quando um Desbravador recebe uma Especialidade, não é um especialista ou profissional habilitado no pleno gozo de sua profissão. Ele é um juvenil que conheceu algo maravilhoso do universo natural, humano ou espiritual criado por um Deus de amor.
- Somente a Divisão Sul-Americana tem autonomia para revisar e/ou substituir requisitos.
- O Clube deve oferecer anualmente aos Desbravadores todas as Especialidades exigidas nos cartões e, alem dessas pelo menos mais três.
- O Clube deve indicar um membro da direção que será o responsável geral pela instrução das Especialidades que deve juntamente com os Diretores Associados, dar o suporte aos instrutores das Classes, providenciar os instrutores para as Especialidades, pegar os cartões de todas as Classes e anotar quais são as Especialidades obrigatórias para a investidura, escolher a Especialidade que mais se encaixa na realidade do seu Clube, selecionar previamente algumas especialidades que o Clube é capaz de oferecer, além das exigidas nas Classes, e apresentar essa relação aos Desbravadores, na reunião do Clube, para descobrir quais são as de maior interesse deles e em seguida, fazer o planejamento para cada uma delas, que deve conter:
- Instrutor
- Requisitos
- Quantidade de aulas necessárias
- Materiais
- Metodologia
- Método de avaliação
- O tempo para a instrução das Especialidades varia de acordo com cada caso. Em geral, todas as especialidades são possíveis para serem cumpridas em, no máximo, três meses.
- Existem Especialidades com grau (nível 1, 2, 3) de dificuldade mais elevado que foram criadas tendo em mente a liderança do Clube, que também é desafiada a continuar seu desenvolvimento.
- O ideal é que a pessoa que vá ensinar a Especialidade tenha um bom conhecimento do assunto, assim, evita-se que as Especialidades sejam ensinadas de forma errada, superficial ou até mesmo profunda demais, mas para isso, seria muito bom que dentro do Clube tivesse, pessoas que tenham habilidade e conhecimento para ensinar todas as Especialidades necessárias, porém, caso não haja essa pessoa no Clube, essas são algumas boas saídas, em ordem de preferência:
- Buscar membros da Igreja que tenham domínio sobre a Especialidade.
- Buscar pessoas conhecidas fora da Igreja que dominem o assunto. Nesse caso, deve-se ter um cuidado especial para que a pessoa encarregada de ensinar a Especialidade não ensine nada que vá contra os princípios da Igreja, por exemplo: falar da evolução ao ensinar Especialidades da natureza.
- Em caso de indisponibilidade de horário da pessoa, pedir que ela capacite alguém para ser instrutor da Especialidade.
- Escolher alguém do Clube que possua a Especialidade e tenha afinidade e facilidade com o assunto para ser o instrutor. Essa pessoa irá responder toda a Especialidade buscando em bibliografia confiável.
- O sucesso para a instrução de uma Especialidade depende, fundamentalmente, da adequação do tema à faixa etária, da qualificação do instrutor e de uma metodologia de ensino atrativa e interessante, mas nenhuma Especialidade deve ser instruída para todo o Clube de uma só vez, e as Especialidades de Arte e habilidades manuais ou Atividades profissionais, devem-se ainda mais cuidado com a quantidade de Desbravadores e em geral, os livros são os materiais mais confiáveis para pesquisa por parte dos Desbravadores.
- O Desbravador deve sempre ter um registo escrito do conteúdo da Especialidade, seja anotações feitas por ele mesmo durante a instrução, pesquisa realizada em casa ou uma apostila fornecida pelo instrutor. As apostilas não podem ter respostas diretas aos requisitos, e sim conteúdo de forma ampla, para que o Desbravador encontre no texto respostas necessárias.
- O que NUNCA pode ocorrer é o uso de Especialidades respondidas, principalmente as encontradas na internet, pois elas prejudicam o desenvolvimento intelectual tanto por fazer com que os Desbravadores não tenham praticamente nenhum trabalho de pesquisa quanto pela qualidade das respostas. Ao aderir a essa prática, estagna-se o conhecimento e todos acabam “aprendendo” aquele mesmo conhecimento medíocre.
- Além das Especialidades ensinadas pelo Clube, um Desbravador pode também, de acordo com seus interesses e habilidades, cumprir Especialidades sozinho. Nestes casos, o Clube deve indicar alguém capacitado para avaliá-lo, que deve seguir os critérios de avaliação descritos neste manual.
- Já no caso dos Diretores de Clube, eles devem ser avaliados pelo Regional, os regionais pelo seu departamental e os departamentais pelo seu superior ou por alguém por eles indicados.
- O primeiro ponto que deve se ter em mente é que as avaliações, além de servirem para medir o aprendizado, também são importantes ferramentas desse processo elas não devem ser vistas como ameaça, pois isso prejudica o desempenho.
- Não se deve aplicar sempre o mesmo tipo de avaliação, só mudando as questões. Cada grupo é único, então deve haver uma avaliação pensada exclusivamente para ele.
- O segundo ponto que é necessário analisar é o equilíbrio entre teoria e prática na Especialidade e na avaliação. Especialidades com mais requisitos teóricos devem ter maior peso teórico na avaliação. Especialidades com mais requisitos práticos devem ter avaliações com maior peso na aparte prática. O que não pode ser feito é desprezar uma das partes (teórica ou prática), por julgar que ela seja pequena na Especialidade.
- Todas as formas de avaliação têm suas peculiaridades. A seguir estão as formas mais comuns de avaliação que podem ser utilizadas no Clubes:
- Prova Objetiva
- Prova Dissertativa
- Seminário
- Trabalho em grupo
- Debate
- Relatório Individual
- Autoavaliação
Depois de escolher o tipo (ou os tipos) de avaliação que vai ser utilizada na Especialidade, e hora de elaborar a avaliação. Para isso, siga as orientações abaixo:
- Sempre elabore as questões de acordo com o que foi passado em aula e não apenas de acordo com o plano de aula. Alguns pontos podem ser esquecidos na aula e outros podem ser melhor explorados no momento da aula. Para isso, pode-se pegar emprestado as anotações e algum Desbravador.
- As regras e orientação a avaliação devem sempre estar claras. O juvenil pode errar na avaliação por não haver orientações claras sobre o que se pedia e não por falta de conhecimento do conteúdo.
- As questões devem ser objetivas, seja claro no que e pedido. Exclua termos como "comente disserte:" o que você acha?". Usando termos assim, nem o juvenil e nem o instrutor saber exatamente o que e a resposta certa, dificultando avaliação e correção.
- Os enunciados devem ser claros. Não utilize termos que possam dificultar a compreensão el ou comprometer o entendimento. Só use "palavras difíceis” se elas forem o objeto da avaliação.
- O tempo deve ser pensado também. Juvenis e adolescentes não mantêm a concentração em uma coisa por muito tempo, evite longas provas.
- Pense no espaço para as respostas, assim se evita papéis e anexos em excesso. O juvenil pode esquecer de responder uma questão por não haver espaço. O instrutor também pode corrigir alguma questão incompletamente, pois a resposta estava dividida em dois lugares pela falta de espaço.
Uma dica que pode ajudar bastante a verificar se a avaliação foi bem elaborada e a chamada oficina de prova. Apos elaborar a avaliação, passe-a para outras pessoas que conheçam a Especialidade e a turma a ser avaliada (pode-se passar as anotações dos juvenis para as pessoas). Eles deverão ler a avaliação e verificar o seguinte:
- As perguntas se justificam diante do que o instrutor quer saber?
- As questões estão claras?
- Há espaço para as respostas?
- As orientações estão adequadas?
- Então eles devolvem a avaliação a quem elaborou com observações e sugestões de pontos a melhorar.
- Pode-se repetir o processo até que a avaliação esteja no nível desejado.
- Para a elaboração das provas pode-se seguir os seguintes parâmetros para que elas fiquem equilibradas:
- 25% de questões fáceis
- 50% de questões medias
- 25% de questões difíceis
- Por questões difíceis entenda questões que exijam raciocínio e não apenas "decoreba". Não entram também cobranças além do que foi ensinado.
- Com esse critério só os "muito bons” vão conseguir a nota máxima; a maioria vai conseguir a nota "media"; ninguém se sentira desestimulado por encarar uma prova impossível.
- Entre as vantagens de uma prova equilibrada e que mesmo os que aprenderam menos conseguem uma nota diferente do desagradável zero; a maioria conseguira a nota intermediária (a média); só os destaques da Classe atingem a nota máxima, valorizando o esforço deles.
Assim, o procedimento correto para se receber a Especialidade é:
- Ser aprovado no exame da Especialidade;
- O instrutor da Especialidade assina o registro das Especialidades ou um certificado de Especialidades;
- O Regional/distrital faz a avaliação da Especialidade e também assina o registro ou o certificado;
- A compra dos emblemas deve seguir o procedimento descrito no próximo artigo, neste blog;
- A insígnia e entregue ao Desbravador numa Cerim6nia de Recebimento de Especialidades.
Leia todas as orientações do Manual das Especialidades 2012 e do Manual Administrativo do Clube dos Desbravadores: https://especialidadedbv.blogspot.com/search/label/Clube