Habilidade JA - Mordomia

1. Descobrir os princípios bíblicos de mordomia cristã, respondendo as seguintes perguntas:
a) O que I coríntios 6:19 e 20 questiona sobre a mordomia do corpo?
b) O que Mateus 25:15 demonstra acerca da mordomia dos talentos?
c) Que tipo de conselho sobre a mordomia do tempo encontramos em Colossenses 4:5?
d) Que dádiva Deus concedeu ao homem, conforme João 3:16?
e) O que Salmo 24:1 afirma sobre aquele que é dono da terra?
f) De acordo com Gênesis 1:26, quem é o dono da terra?
g) O que Provérbios 3:9 adverte sobre quem é sempre o primeiro?
h) Como sabemos o que dízimo significa “um décimo”? Gênesis 28:22
i) A quem Levíticos 27:30 diz pertencer o dízimo?
j) De que modo Malaquias 3:8 afirma que Deus é roubado?
k) O que I Coríntios 9:13, 14 declara sobre o uso dos dízimos?
l) Segundo Malaquias 3:8, como sabemos que o dízimo é diferente das ofertas?
m) Qual a sugestão em I Coríntios 16:12 sobre as nossas ofertas?
n) Que outro conselho encontramos em Mateus 6:20 acerca dos nossos tesouros?
o) O que II Coríntios 9:7 aconselha a respeito de nossas dádivas?
p) Que bênção foi prometida em Malaquias 3:10?

2. Ler o Livro de Ellen White, Conselhos Sobre Mordomia p. 111 a 130, p. 14 (1° e 2° parágrafos), p. 66 (1° parágrafo). Em seguida, conversar com seu Líder sobre as suas impressões da leitura.

3. Aprender como é dado ao dízimo em sua Igreja, em sua Associação, União e Associação Geral.

4. Conversar com seu pastor, tesoureiro da Igreja ou um ancião sobre o propósito da igreja e as despesas ela tem. Pedir informações acerca do propósito de cada item relacionado no recibo ou envelope de dízimo ( a destinação dos dízimos e ofertas).

5. Elaborar um quadro sobre a forma como gasta seu tempo durante um dia e também um fim de semana. Fazer uma estatística de quanto tempo você gasta nas seguintes atividades:
a. Trabalho
b. Família
c. Devoção pessoal
d. Culto na igreja
e. Culto em família
f. Jogos e passatempos
g. Leitura
h. Televisão
i. Internet
j. Refeições
k. Sono
l. Higiene
m. Aulas
n. Atividades extracurriculares
o. Viagens
p. Aula de música
q. Prática de instrumento musical
r. Tarefas domésticas
s. Compras

Para cada um dos três dias, anotar um total de 24 horas. Depois de completar o quadro, conversar com o seu pastor, ancião, diretor, conselheiro, capelão ou coordenador de sua equipe do Clube de Jovens sobre a sua responsabilidade na mordomia de seu tempo.

6. Fazer um dos seguintes itens:
a) Roupas
b) Entretenimento
c) Itens pessoais
d) Presentes
e) Material escolar
f) Dízimos e Ofertas
g) Alimentação
h) Transporte

A partir de seu relatório, determine que percentagem de seu ganho é gasta em cada item. Depois de completar o quadro e determinar as percentagens, conversar com a sua liderança sobre as vantagens de um orçamento, e respeitá-lo estritamente.

7. A partir da Bíblia e do Espírito de Profecia, determinar que instruções foram dadas a respeito da variedade e uso dos talentos concedidos por Deus.

8. Relacionar três talentos ou habilidades que você possui. Escolher um deles e fazer um projeto a fim de desenvolvê-lo mais ainda. Seu projeto deve seguir as seguintes diretrizes:
a. Servir de benefício ou testemunho para outros.
b. Ser original, não tendo sido realizado antes.
c. Gastar pelo menos cinco horas na sua implementação.

9. Ao final do projeto, elaborar um relatório escrito ou oral e apresenta-lo a seu coordenador.