Especialidade de Secretariado

Área – AP | Código – 061 | Nível – 2 | Ano – 2012 | Instituição de Origem – Divisão Sul Americana


1. Qual é o papel do secretário dentro de uma instituição?

2. Ter a função de secretário de unidade ou conselheiro por, no mínimo, 3 meses. Durante esse período, manter os livros e relatórios da unidade em dia e bem organizados.

3. Fazer estágio em um escritório ou escola durante um mínimo de 1 semana na função de secretário ou auxiliar. Neste período, realizar 3 das tarefas abaixo:
  • Saber como fazer ligações urbanas e interurbanas e identificar seus custos.
  • Conhecer a organização de um escritório.
  • Saber organizar um arquivo.
  • Conhecer noções básicas de atendimento ao público.
  • Organizar um fichário com, no mínimo, 30 números telefônicos.
  • Organizar a agenda pessoal de compromissos de outras pessoas.
  • Saber operar uma mesa telefônica simples e um aparelho de fax.
4. Descubra como funcionam os processos bancários abaixo:
  • Saques e extratos
  • Preenchimento de cheques
  • Depósitos
  • Pagamento de contas
  • Tarifas e impostos
5. Ter conhecimento básico de técnicas de redação:
  • Ofícios
  • Memorandos
  • Cartas
  • E-mails
6. Saber como montar uma ata e uma pauta para reuniões.

7. Saber como redigir textos com qualidade e escrever um texto com, no mínimo, 1 página definindo a profissão de secretário.

8. Saber como os conceitos de contabilidade são importantes para o serviço do secretário.