Especialidade de Fósseis

Área – EN | Código – 017 | Nível – 2 | Ano – 1944 | Instituição de Origem – Associação Geral


1. O que são fósseis?

2. Descrever, pelo menos, 3 processos de fossilização.

3. Qual a diferença entre fóssil, Somatofóssil e icnofóssil?

4. Definir as seguintes palavras:
  • Geologia
  • Fósseis
  • Catastrofismo
  • Pelecípode
  • Graptolite
  • Trilobita
  • Dinossauro
  • Mamute
  • Mastodonte
  • Crinoite
  • Lingulo
  • Foraminífera
  • Radiolário
  • Paleozoico
  • Mesozoico
  • Cenozoico
  • Pleistoceno
  • Paleontologia
  • Paleobotânica
  • Braquiópode
5. Que explicação há para a existência de animais congelados nas regiões árticas? Qual explicação se dá para sua condição e quando, provavelmente, viveram na terra?

6. Qual a relação direta entre o dilúvio citado na Bíblia e a quantidade de fósseis encontrados no planeta?

7. Citar textos da Bíblia e do Espírito de Profecia para explicar a origem dos seguintes itens:
  • Carvão
  • Petróleo
  • Fósseis
  • Calcário
8. Visitar um museu onde há fósseis em exibição e fazer um relatório da excursão.

9. Responder as perguntas abaixo por pesquisa pessoal ou com auxílio de um arqueólogo ou paleontólogo:
  • Visitar um sítio paleontológico e fazer um relatório oral ou por escrito da excursão.
  • Dizer como o esqueleto de um dinossauro ou outro fóssil de proporções gigantescas deveria ser removido.
  • Por que principiantes não devem retirar estes espécimes?
  • O que um principiante deve fazer se encontrar um fóssil?
  • Descrever o processo de limpeza dos espécimes assim que são retirados, para prepara-los para o museu.
10. Explicar a diferença entre as teorias apresentadas por evolucionistas e criacionistas diante da presença de fósseis.

11. Pesquisar sobre a ocorrência de fósseis em sua região/país e descobrir onde está o sítio paleontólogo mais próximo.