Especialidade de Mariposas e Borboletas
1 minutos de leitura
Área – EN | Código – 008 | Nível – 1 | Ano – 1933 | Instituição de Origem – Associação Geral
1. Que características podem ser usadas para diferenciar mariposas e borboletas?
2. Definir os seguintes termos:
- Antena
- Ovo
- Larva
- Pupa
- Crisálida
- Casulo
- Imago
3. Distinguir 3 espécies diferentes a partir de seus casulos.
4. O que é o pó colorido que fica grudado nas mãos ao pegar nas asas de uma borboleta ou mariposa? Examinar o pó da asa de uma borboleta ou mariposa com lentes de aumento e descrever o que foi observado.
5. Que benefícios as mariposas e borboletas trazem ao homem e ao meio ambiente?
6. Que danos as mariposas e borboletas podem causar? Em que estágio da vida elas podem causar danos? Citar 3 exemplos de mariposas e/ou borboletas que causem danos.
7. Que borboleta é famosa por seu ciclo migratório?
8. Completar um dos seguintes:
- Montar uma coleção de mariposas e borboletas com 20 espécies diferentes. Sob cada espécime colocar uma etiqueta contendo local de coleta, data de coleta e nome do coletor. Em outra etiqueta, que deve ser colocada abaixo da primeira, identificar a ordem e a família de cada espécime coletado. (Ao cumprir este requisito, esteja certo de não estar infringindo nenhuma lei de seu país).
- Fazer desenhos ou pinturas coloridas de 25 espécies de mariposas e borboletas. Os desenhos ou pinturas precisam ser do tamanho natural ou maior e em coloração natural. Identificar a ordem e a família dos espécimes retratados.
9. Descrever o ciclo de vida de uma mariposa ou borboleta e aprender uma lição relacionada com a ressurreição dos justos.