Especialidade de Plantas Carnívoras
1 minutos de leitura
Área – EN | Código – 088 | Nível – 1 | Ano – 2012 | Instituição de Origem – Divisão Sul Americana
1. Quais são as características de uma planta carnívora que as diferem das plantas normais?
2. Quais são os cuidados especiais que devem ser tomados no manuseio e conservação das plantas carnívoras?
3. Realizar uma pesquisa e estabelecer a relação existente entre: as flores das plantas carnívoras, o processo de polinização e os insetos que elas se alimentam.
4. Descrever as características das 4 principais famílias de plantas carnívoras abaixo, descrevendo sobre suas espécies, nomes de alguns exemplares, locais originários e características que as definem:
- Nepenthaceae
- Sarraceniaceae
- Droseraceae
- Lentibulariaceae
5. Um mecanismo interessante é como elas utilizam as armadilhas para capturar suas presas. Descrever cada uma delas, identificando as espécies citadas no item anterior:
- Armadilhas tipo "jaula"
- Armadilhas de sucção
- Folhas colantes
- Ascídios
- Outras formas
6. Como é o processo de "digestão" dessas plantas e como ela obtém, dos insetos, os nutrientes necessários.
7. Fazer um dos seguintes itens:
- Ter uma coleção devidamente catalogada de, no mínimo, 3 espécies (naturais) diferentes, mencionando para cada uma delas nome popular, nome científico, família e outros detalhes sobre a espécie.
- Montar um álbum com fotos de, no mínimo, 1 5 espécies diferentes, mencionando para cada uma delas nome popular, nome científico, família e outros detalhes sobre a espécie. Elas podem estar catalogadas em formato digital (apresentação de slides) ou em cópia física (impressa).
- Cultivar uma planta carnívora de qualquer espécie por, no mínimo, 3 meses e fazer um relatório indicando quais são os cuidados diários.