Requisitos das Especialidades

As especialidades dos Aventureiros destinam-se a desafiar os meninos e meninas para adquirirem conhecimento especializado, focado em temas que atraiam sua atenção. Cumprindo os requisitos das especialidades, o Aventureiro conquista o direito de ostentar, em sua faixa, insígnias especiais, que indicam os temas em que se tornou “especialista”.

Relação com as Classes
  • Grande parte das especialidades dos Aventureiros está vinculada às Classes, como parte integrante delas.
  • Isso não significa que elas possam ser cumpridas apenas dentro das Classes correspondentes. Sua ligação com as Classes é automática, mas seu cumprimento pode ser estimulado e desenvolvido a qualquer momento de acordo com a capacidade do Aventureiro.
Requisitos
  • Especialidades têm requisitos muito menos flexíveis, em seu cumprimento, que os da s Classes mas, em compensação, cumprido o exigido, nada mais se requer para considerá-las (as especialidades) concluídas. O aproveitamento m í n i mo, exigido para aprovação nas especialidades, é de 10 0 % de acerto, nos requisitos.
  • As insígnias das especialidades são confecionadas dentro de u m determinado padrão (formato, cores, desenhos, nomenclatura, etc.), definido pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Este padrão global é adaptado pelas Divisões, para refletirem a realidade de cada região do mundo.
  • Elas se diferenciam dos emblemas e dos distintivos, por algumas razões:

Quem instrui e avalia

  • Os Conselheiros são os grandes responsáveis pelo modo como os Aventureiros veem as especialidades.
  • Não se deve esquecer que estamos lidando com crianças – Se o seu objetivo for exigir muito será preciso, também, motivar muito. Você não pode fazer uma coisa sem fazer a outra.
Quem motiva
  • O instrutor deve ser criativo, conferindo grande significado às especialidades e despertando o interesse de cada Aventureiro por elas. Deve apresentar-lhes, continuamente, desafios e pôr à prova as crianças mais avançadas, sem desanimar os menos aplicados.
  • A meta é prover atividades para que cada criança experimente conquistas e aprenda novas coisas, de forma agradável e atraente. Diga, a cada menino e menina, que existe mais de uma forma correta para realizar determinada tarefa. Anime-as a sempre fazerem o melhor que podem. Não precisam ser perfeitos. Deus ainda não terminou Sua obra em nossa vida.
O que atrai
  • Quando os Aventureiros “percebem” uma grande importância associada com alguma coisa, isso os desafia e impulsiona na direção de obtê-la. Quem define esta importância é a liderança, pelo modo como cobra os requisitos, incentiva o esforço e recompensa as vitórias alcançadas.
  • Por isso, é aconselhável dar grande atenção à entrega dos “símbolos” destas conquistas, realizando uma cerimônia adequada.
  • A maioria das especialidades dos Aventureiros, como você já sabe, está ligada às Classes e funcionam como “objetivos de percurso”, dentro de um grande objetivo anual. Premiar algumas “etapas” deste percurso pode motivar novos esforços, para alcançar a aprovação no currículo total da Classe.